Quem é criador de conteúdo para o YouTube e tem base no Rio de Janeiro em breve ganhará um local especial com equipamento, cursos e oportunidades para turbinar o canal e os próprios conhecimentos. O TecMundo teve a oportunidade de conhecer, durante uma visita promovida pela Google à imprensa nesta terça-feira (28), o espaço onde será inaugurado o YouTube Space Rio.

Assim como o espaço inaugurado em 2014, em São Paulo, o YouTube Space Rio não será somente um set, mas sim um grande centro de convivência para youtubers de diversas modalidades e relevâncias. O galpão fica próximo à Praça Mauá e ao Museu do Amanhã, no Porto Maravilha. Ele tem 2 mil m², e a maior parte disso será usada para abrigar estúdios de gravação — afinal, "inovação" é uma das palavras que melhor definem o Rio de Janeiro. Salas para workshops, estações de pós-produção, espaço para cuidar de cabelo, figurino e maquiagem e até um local para "happy hour" estão previstos.

Veja como estão as obras:

Tivemos ainda a oportunidade de conferir em realidade virtual via Google Cardboard o espaço de duas salas do projeto. A ideia é ser um ambiente descontraído e profissional ao mesmo tempo, com dimensões bem maiores que o de São Paulo — lá, os estúdios não passam de 50 m². O projeto por enquanto está em obras e tem previsão para ser inaugurado no primeiro semestre de 2017. Com isso, o Brasil será o segundo país, atrás apenas dos EUA, a ter dois YouTube Spaces.

"Quanto mais eu me relaciono com outros criadores, mais eu tenho a ganhar com o meu canal", explica Eduardo Brandini, diretor de Parcerias do YouTube Brasil. Esse foco em aprendizado, conexão e criatividade, tidos como os três pilares do espaço, faz com que você não veja os colegas como concorrentes, mas sim possíveis ajudantes. 

Brandini: o outro canal deve ser visto como um aliado, não como concorrente

Donos de canais do YouTube com certo nível de usuários e engajamento ganham acesso progressivo aos conteúdos oferecidos pelo YouTube Spaces.

O tamanho do YouTube

A Google forneceu alguns dados bem impactantes a respeito do site de vídeos:

  • O YouTube é o segundo grande mecanismo de pesquisa da internet, atrás apenas do próprio Google;
  • O Brasil é o segundo maior mercado do YouTube em tempo de visualização;
  • Em média, o brasileiro vê 8 horas de YouTube por semana;
  • Das 10 celebridades mais influentes do Brasil, 5 são youtubers;
  • Em 2010, 35 horas de vídeo eram postadas por minuto no site. Em 2016, o número subiu para 400 horas por minuto;
  • Atualmente, são mais de 1 bilhão de usuários no site.