Dono de uma empresa cujo valor de mercado gira em torno de US$ 433 bilhões, Mark Zuckerberg lida hoje com um dos momentos mais intensos de sua vida. A rotina de tocar uma das maiores redes sociais do mundo parece exaustiva, mas ainda assim ele consegue encontrar tempo para algumas atividades essenciais para o ser humano.

Zuckerberg conseguiu balancear a produtividade e a sua qualidade de vida eliminando escolhas irrelevantes da sua vida e criando metas ambiciosas para si mesmo. Dessa forma, ele consegue dar atenção à sua saúde, tanto física quanto mental, viajar e aproveitar sua família. Acompanhe um exemplo da rotina diária do fundador do Facebook:

Antes de tudo, exercícios

Depois de acordar às 8 horas da manhã, Zuckerberg imediatamente checa seu perfil no Facebook, suas conversas no Messenger e no WhatsApp em seu celular. Assim que termina seus updates matutinos, é hora de pegar pesado. Mark costuma correr e praticar outras atividades físicas cerca de três vezes por semana. Algumas dessas vezes, ele corre junto com seu cachorro, Beast.

Assim que termina seus exercícios, Zuckerberg parte para o café da manhã, onde ele normalmente não tem cerimônias: costuma comer o que estiver sentindo vontade naquele dia, sem se preocupar tanto com isso. Mark acredita que é um desperdício de tempo ter que tomar pequenas decisões como essa.

A mesma roupa todo dia

A economia de tempo é também o motivo para que o fundador do Facebook use praticamente as mesmas roupas todos os dias. O “uniforme” do norte-americano de 33 anos consiste em calça jeans, tênis e uma simples camiseta cinza. Quando questionado sobre seu guarda-roupa em 2014, ele explicou que visa diminuir ao máximo o número de perguntas como essa.

The office

Zuckerberg passa de 50 a 60 horas por semana no escritório do Facebook, mas ele pensa sobre a plataforma constantemente. Segundo o CEO, a maior parte do seu tempo é gasta imaginando como ele pode conectar o mundo de uma forma mais completa e que seja útil para toda comunidade. Além disso, diz que muitos desses pensamentos não surgem durante seu tempo no escritório ou em encontros com pessoas que estão de fato trabalhando realmente, mas sim no seu dia a dia.

Quando o assunto é gerenciar seus canais nas redes sociais, Zuckerberg precisa recorrer à ajuda. Segundo o portal The Verger, o empresário conta com uma equipe de cerca de 12 funcionários que o auxiliam a eliminar comentários inapropriados e postar suas novidades na sua página no Facebook.

Estudar é preciso

Longe do escritório, Zuckerberg passa muito do seu tempo tentando expandir sua mente. Atualmente, ele está aprendendo chinês mandarim e tenta ler o máximo de livros que consegue. Em 2015, ele se desafiou a ler um novo livro a cada duas semanas.

Zuck na estrada

Quando viaja, seu dia a dia acaba variando mais. Nas suas constantes viagens, Mark visa sempre se conectar a personalidades importantes para o mundo, como presidentes, grandes estudiosos, celebridades e até mesmo o Papa Francisco. Recentemente, Zuckerberg deu início a uma série de viagens ao redor dos Estados Unidos, levantando rumores sobre uma possível carreira política no futuro.

Happy family

Em relação à sua família, Mark tenta otimizar ao máximo seu dia para ter sempre um período de tranquilidade ao lado de sua esposa, a doutora Priscilla Chan, e sua filha Max. Em dezembro de 2015, o CEO do Facebook pegou uma licença-maternidade de 2 meses para cuidar do bebê.

Toda noite antes de dormir, Zuckerberg coloca a pequena Max na cama e ora ao lado dela uma tradicional oração judaica, conhecida como "Mi Shebeirach”. Em março deste ano, o casal anunciou que está esperando mais uma filha. Será que ele vai conseguir arranjar mais tempo?