Com o objetivo de trazer mais facilidade nos pagamentos móveis, a Visa anunciou uma parceria com o Banco Neon que vai permitir aos clientes da entidade - e que possuem cartões da bandeira - a autenticar suas compras online por meio de tecnologia de reconhecimento facial. A novidade já está disponível desde esta quinta-feira (11).

De acordo com a Visa, o procedimento é totalmente seguro e não substitui por completo os métodos tradicionais, como leitura de impressão digital e senha numérica. Também vale lembrar que o estabelecimento comercial nunca receberá a foto de quem está comprando.

Por enquanto, a solução é exclusiva do Banco Neon, que é 100% digital, e iniciou suas operações no ano passado. O usuário também pode enviar uma selfie caso queira abrir uma conta corrente na instituição financeira: basta ele selecionar essa opção no processo de abertura da conta, logo após o envio de foto do RG ou da CNH e do cadastro de uma senha numérica. A imagem do documento e da selfie precisam ser compatíveis para concluir a autenticação.

Funciona assim: quando um estabelecimento registra uma compra em seu site realizada por um cartão Neon Visa, aquele comerciante pode querer comprovar a autenticidade do portador do cartão. É aí que ele envia um pedido ao emissor do cartão, que no caso é o Banco Neon. A Visa, por sua vez, processa essa solicitação e a envia ao Neon, que devolve uma notificação para o celular do consumidor perguntando se ele realmente fez aquela compra naquele valor.

Depois, o usuário tem a oportunidade de autenticar a transação por meio de uma senha digitada, por leitura da impressão ou por uma selfie. O consumidor escolhe a forma que melhor funcionar naquele momento e, assim que a identificação for confirmada, a compra já poderá ser aprovada pelo emissor. Caso o usuário opte pela selfie para autenticar sua identidade, a foto deve ser tirada no mesmo momento para a confirmação da compra. O sistema do Banco Neon ainda solicita ao portador do cartão que confirme a foto com um piscar de olhos.

"Em parceria com a Visa, ajudamos a criar uma forma de gerar ainda mais segurança para compras online - de forma intuitiva e prática para quem está na outra ponta", comenta Pedro Conrade, CEO do Banco Neon.