Uma pesquisa global realizada pela fornecedora de rede virtual privada Hide my Ass! (HMA!) constatou que, desde que o Google foi lançado, 26% das crianças pararam de acreditar em Papai Noel. Em relação aos nascidos entre 1997 (ano em que a “Gigante das Buscas” nasceu) e 2005 (quando o Facebook foi aberto ao público), a faixa etária média de quem acredita no bom velhinho caiu 14,4% – entre as gerações, a idade em que a criança para de acreditar no personagem foi de 7 anos e 10 meses para 6 anos e 11 meses.

Se essa taxa de redução continuar pelas próximas gerações, a crença no Papai Noel deve desaparecer em 44 anos (até 2060, a idade média na qual se para de acreditar em Papai Noel cairá para menos de 3 anos, quando, tipicamente, a criança começa a compreender a ideia da figura folclórica). Para 52% dos pais brasileiros entrevistados, o grande culpado é a internet – em especial os sites de busca.

E é verdade: ainda de acordo com o estudo, que ouviu mais de 2 mil pais brasileiros e cerca de 4 mil crianças em novembro deste ano, 50% das crianças fizeram buscas no Google e deram de cara com páginas que desmistificam o personagem como nada além de uma lenda de Natal.

Ainda sobre o contato do público infantil com o meio online, constatou-se que 41% das crianças brasileiras tiveram suas primeiras suspeitas a respeito do Papai Noel depois de ver anúncios na internet dos presentes que haviam pedido – 25% simplesmente viram seus pais fazendo compras de seus presentes online e começaram a desconfiar da verdade e 21% tiveram suas ilusões de Natal quebradas depois de lerem tweets ou posts no Facebook com piadinhas sobre “acreditar em Papai Noel”.

A pesquisa também mostra que 7% dos filhos já atuaram como verdadeiros detetives, procurando pistas no histórico de navegação online e nas contas de lojas virtuais de seus pais para achar evidências das compras de Natal efetuadas por eles. A investigação por parte das crianças é facilitada porque 55% dos pais brasileiros nunca deletam o histórico de acesso a lojas online durante o período de festas.

Desse modo, a maioria dos pais brasileiros ouvidos (96%) acredita fortemente que a internet tornou mais fácil para as crianças de hoje descobrirem a verdade sobre o Papai Noel.

Para que a magia se mantenha viva

Para que a magia do Natal se mantenha viva no imaginário das crianças, uma campanha global foi lançada pela HMA!: sob o nome de “Keep Believing In Santa” (“Continue acreditando no Papai Noel”), o programa tem a intenção de boicotar conteúdo online que possa ofuscar o personagem. Tudo é feito por meio de um software gratuito, que ajuda os pais a protegerem seus filhos de potenciais descobertas sobre o bom velhinho na internet.

Uma vez instalado no navegador e ativado, o software monitora todos os resultados de pesquisa online, web pages ou mídias sociais que possam representar risco à crença no Papai Noel. O aplicativo oculta automaticamente o conteúdo relacionado, mostrando como resultado imagens de um alegre Papai Noel em sua fábrica de brinquedos.

“A internet não é apenas a principal fonte do fim da inocência das crianças hoje; ela também está fazendo com que elas descubram a verdade sobre o Papai Noel muito antes daquelas nascidas antes da era digital. Com essa campanha, queremos oferecer aos pais a opção de uma ferramenta para ajudá-los a manter o espírito de Natal e o mistério do Papai Noel vivo por mais alguns anos em seus lares”, comenta Cian Mckenna-Charley, diretor de Marketing da HMA!. 

  • O download do programa que bloqueia material danoso à imagem do Papai Noel pode ser baixado por meio desta página.

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