A vida de quem organiza feiras e seminários acaba de ficar mais fácil. A Eventbrite, empresa que oferece uma plataforma completíssima para gerenciamento de eventos e venda de ingressos, acaba de anunciar uma parceria com a startup brasileira InEvent, especialista na criação de aplicativos móveis para convenções de todos os tipos e tamanhos.

Com a integração, quem criar um evento na Eventbrite pode encomendar um programa personalizado com facilidade e distribuí-lo para Android e iOS. Inversamente, quem procurar a InEvent para criar um app para sua reunião também poderá usufruir de recursos como venda de ingressos (ou inscrição gratuita) que são oferecidos pela Eventbrite.

“A Eventbrite vai cuidar do pré e pós-evento: o pré por conta das inscrições e vendas de ingressos, e o pós por oferecer ao organizador todos os relatórios sobre vendas, divulgação e check-in. Já a InEvent vai cuidar da mágica durante o evento, com suas opções de networking, informações sobre o evento e a oportunidade de ter um aplicativo feito especialmente para aquela ocasião”, afirma o diretor de marketing da Eventbrite Brasil, Hugo Bernardo.

Testamos a novidade

Além dar a informação com exclusividade ao TecMundo, a Eventbrite nos ofereceu a experiência de testar essa integração com um aplicativo para um evento fictício de nossa empresa. E foi assim que surgiu o “Hora da Zebra”, um workshop imaginário sobre conteúdo digital do Grupo NZN, evento gratuito que seria realizado no começo de março e cuja entrada era gratuita – sendo necessário, porém, reservar a sua cadeira com antecedência.

O custo para o desenvolvimento dos aplicativos varia de acordo com a complexidade do projeto e a quantidade de participantes

Após criar a página do evento na Eventbrite, o organizador inicia o processo para encomendar o aplicativo integrado. Isso é feito através de um formulário muito simples do Google Docs, no qual é possível especificar detalhes do software como cor da interface, imagem da splash screen, arte de capa da convenção e logotipo do programa. Isso garante que o app fique realmente com a cara da marca.

De acordo com a InEvent, o custo para o desenvolvimento dos aplicativos varia de acordo com a complexidade do projeto e a quantidade de participantes. Também é possível contratar a empresa para trabalhar em lotes de eventos e reduzir o preço final. “No entanto, podemos dizer que a partir de R$ 6,9 mil já é possível levar tecnologia mobile para o evento – preço mais competitivo do mercado de acordo com uma pesquisa de concorrência que realizamos recentemente”, afirmou Pedro Góes, CEO da companhia.

Bom para os dois lados

Testamos e aprovamos o aplicativo. Além de ser possível comprar ingressos (ou se inscrever, no caso de convenções gratuitas) diretamente pelo celular, ele permite que o convidado veja informações diversas sobre o evento, incluindo uma agenda completa com todas as palestras e atividades que porventura estejam sendo organizadas. Você pode ainda entrar em contato com outras pessoas que confirmaram presença no evento, bem como obter informações sobre palestrantes e fazer networking com clientes ou parceiros corporativos em potencial.

A interface é bastante intuitiva e minimalista, sendo que a versão para Android foi devidamente construída em concordância com o material design da Google. No geral, a integração entre a Eventbrite e a InEvent é uma novidade bem interessante para quem trabalha com gerenciamento de tarefas – e, além de facilitar a vida dos administradores, a fusão também melhora a experiência do consumidor.

Você já usou a Eventbrite? Comente no Fórum do TecMundo