De forma pioneira, a CEAB acaba de anunciar o primeiro curso online de pilotagem de drones no Brasil. Dividido em oito módulos com videoaulas, o curso será ministrado por um instrutor formado na Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), órgão responsável por regulamentar a aviação civil no país norte-americano.

O curso pretende formar pilotos nos aspectos teóricos e operacionais do uso de um drone, sem deixar de lado também o aspecto legal. Recentemente, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) regulamentou a utilização destes equipamentos, criando regras que exigem, por exemplo, o registro das máquinas junto ao órgão e até mesmo uma habilitação específica conforme determinadas especificidades da aeronave.

Apesar de vir logo após a regulamentação da Anac, a CEAB ressalta que o seu curso não é “oficial”, afinal a agência ainda não homologou nenhum curso de operação de drones. “Este é um projeto embrionário, para incentivar a Agência a regular aulas do tipo”, comenta o fundador da escola Salmeron Cardoso e formado na operação de drones na FAA.

Curso online de drones será lançado em junho de 2017.

Todos os oito módulos de vídeo, além de material de apoio, exercícios, tira-dúvidas e orientação com os professores, podem ser contratados por R$ 1.397, o preço total do curso. Como se trata de um curso à distância, as aulas podem ser acompanhadas conforme o ritmo do aluno, informa a escola. O curso estará disponível a partir de junho.

A CEAB é uma escola de formação profissionais de aviação civil atuante no mercado desde 1998. A instituição já foi responsável por formar mais de 4 mil comissários de voo e agentes aeroportuários e conta com cursos online desde 2010. Mais informações podem ser encontradas no site oficial da escola.