O pequeno empreendedor que está apostando nos meios digitais para mostrar seu negócio para o mundo muitas vezes se depara com um “bicho de sete cabeças”: o Google AdWords. E então, como aprender a domar essa ferramenta? A Google respondeu cinco perguntas mais frequentes feitas por quem está começando.

A ferramenta Google Adwords é a plataforma em que os empresários anunciam seus produtos e serviços em sites que permitem a inclusão das propagandas, bem como no próprio buscador da empresa. Porém, muitos acreditam que chegar a colocar seu anúncio no ar é uma tarefa árdua.

Confira a seguir as cinco respostas para as dúvidas mais atendidas pelos consultores da Google, feitas através da Central de Atendimento da companhia.

Como configurar sua conta

Às vezes, até mesmo o primeiro passo – como o de configuração da conta – pode ser difícil para quem ainda não está habituado com a ferramenta de marketing da Gigante de Mountain View.

Para isso, basta acessar o site do Google AdWords e selecionar “Iniciar Agora”. Em seguida, informe o email que você deseja usar para fazer login na sua conta, o seu website, clique em “Continuar” e passe as informações necessárias.

Como começar um anúncio

Essa parte é a principal do início da sua publicidade. Entre as opções que a plataforma oferece, existem campanhas que focam em anúncios de texto, imagem ou vídeo. Na Central de Ajuda do Google, você encontra todos os possíveis tipos de campanha.

Para configurar sua propaganda, defina uma das categorias em que melhor se encaixa seu negócio e passe a criar seus anúncios. Para texto, valem algumas dicas:

  • Destaque seu diferencial: se você tem algo em especial a oferecer, como descontos, variedade ou até mesmo fretes e promoções, isso pode chamar a atenção.
  • Use a pesquisa a seu favor: tente imaginar o que o usuário pesquisaria para chegar até seu produto. Use isso a seu favor e insira as palavras-chave que melhor descrevem o que você deseja oferecer.
  • Faça chamadas para a ação: descreva para o usuário o que ele vai encontrar em seu site; assim, o cliente verá exatamente o que deseja encontrar.

Para imagens, você deve criar na Galeria de Anúncios da plataforma. Já os anúncios em vídeo são criados a partir de um material hospedado no YouTube em alguns formatos. Para mais ideias, confira a Seção de Ajuda do Google AdWords.

Os requisitos para anunciar sua marca no AdWords

Antes da criação de uma campanha, é extremamente importante seguir alguns requisitos de qualidade e, assim, garantir que seus clientes tenham uma boa experiência com a busca do Google e com seu anúncio.

Para isso, a companhia disponibiliza um guia em que se encontram uma série de normas. Você pode conferir detalhadamente os requisitos técnicos e as regras editoriais no site da plataforma.

Como gerenciar as palavras-chave

As palavras-chave, como citado acima, têm grande importância por serem responsáveis por acionar os seus anúncios. Quanto mais próximas do que o usuário pesquisa, melhores serão os resultados.

Não há uma fórmula secreta para o sucesso usando as palavras-chave. Para cada objetivo há uma estratégia e vale a fórmula de tentativa e erro.

Como fazer o pagamento das campanhas

Bom, anúncio feito, vendas bombando. E agora? Como pagar pela publicidade?

No Brasil, é possível usar cartão de crédito ou boleto para isso. Você consegue efetuar um pagamento na conta sozinho, na aba de faturamento.

Após o login na sua conta de Google AdWords, clique no ícone de roda dentada e escolha “Faturamento”. Depois, selecione “Efetuar um pagamento”. Logo em seguida, selecione sua forma de pagamento e as informações solicitadas na tela. Pronto! Se tiver mais alguma dúvida, você pode conferir o site de suporte da empresa.

Feito! Com esses poucos passos, você pode dar o pontapé inicial na divulgação dos seus produtos usando a plataforma da Google para empresas e, talvez, até iniciar uma nova campanha de sucesso. Quem sabe?!