Em uma das ações tomadas para amenizar o período de críticas que vem passando, a Uber decidiu renomear sua “Sala de Guerra” (local de reunião para crises) como “Sala de Paz”. Parece uma mudança boba, mas, segundo a psicóloga organizacional Sarah Brazaitis, as salas temáticas, assim como um design que privilegia escritórios abertos, inspiram a colaboração, inovação e bem-estar entre os funcionários.

Em contraste com os espaços frios e hierárquicos onde o trabalho ocorre, os escritórios semelhantes a cidades são projetados para aproximar as pessoas da identidade da empresa” explica Brazaitis. "As companhias que dão nomes às suas salas de conferências e reuniões estão fazendo isso para comunicar seus valores e cultura organizacional aos seus funcionários, clientes e todos os que ingressam no time".

Para comprovar se a teoria realmente tem fundamento, o portal Quartz compilou os nomes das salas de algumas empresas consideradas inovadoras, descoladas e à frente do seu tempo. Ao que tudo indica, a suposição de Sarah Brazaitis tem bastante fundamento.

Space X

Como a missão da empresa é tornar as viagens espaciais um sonho mais possível, nada melhor do que dar às suas salas nomes de astronautas.

Exemplos: John Glenn, Neil Armstrong, Buzz Aldrin, Johannes Kepler, Hermann Julius, Sergei Pavlovich Korolev.

Twitter

Fazendo jus ao seu nome (Twitter significa “gorjeio”), a maioria das salas recebeu o nome de pássaros ou de pontos turísticos da cidade que sedia o escritório.

Exemplos: Pássaros (Canários, Pomba. Corvo, Falcão, Penguim, Foca, Leão-Marinho) e pontos turísticos de São Francisco ([ponte] Golden Gate, St. Jones etc.).

Google

Cada andar possui um nome, que geralmente segue o seguinte padrão: bairros da cidade, comidas típicas, super-heróis, séries e celebridades.

Exemplos: Bairros e pontos turísticos (em Nova York: City Hall, Radio City, Great Lawn, Washington Heights, George Washington Bridge), séries e eventos (Oktoberfest, Winterfell, Snowbal), Easter eggs (“Está aqui”, “Está ali”“), comidas (Mocotó, Feijoada, Brigadeiro) e personagens (She-Ra, Batman, Homem-Aranha).

Linkedin

Os nomes das salas exploram diversas informações do local que sedia o escritório, desde bairros a personalidades que nasceram no local.

Exemplos: no prédio de São Francisco, os nome dos andares variam de acordo com o andar. Há foco em bairros (Alamo Square, Corona Heights, [ponte] Golden Gate), escritores nascidos no local (Ginsberg, Castenada, Brown, Kerouac, Keysey), eventos que ocorrem na cidade (luta de travesseiros, festa das cerejeira, Jazz Festival) e videogames (Alcatraz: Prison Escape, Blur, Call of Duty: AW, Defiance, Godzilla: Unleashed, Tony Hawk’s pro skater).

Airbnb

As salas da empresa são recebem o nome de cidades, países ou famosos pontos turísticos.

Exemplos: Portici, Itália, Xangai, Rio de Janeiro, Bombaim, Joanesburgo.

BuzzFeed

BuzzFeed é um site que cobre os mais variados temas, e essa pluralidade se reflete nos temas de suas salas

Exempos: comidas (Empanadas, Cerveja, Queijo-Quente), brinquedos clássicos (Game Boy, Blockbuster), celebridades (Jennifer Lawrence, Ryan Gosling, Amy Poehler, Bill Murray).