Pouca gente sabe, mas grande parte do treinamento dos astronautas na NASA é ler manuais. A agência espacial americana tem um manual detalhadíssimo para cada situação que pode acontecer durante uma missão. Quem conta essa história massa é o astronauta Chris Hadfield, no livro de título extenso, mas legal An Astronaut's Guide to Life on Earth: What Going to Space Taught Me About Ingenuity, Determination, and Being Prepared for Anything. A gente avisou que era extenso.

Num trecho, Hadfield fala sobre uma ocasião na qual o alarme de incêndio da espaçonave dispara. Em vez de entrar em desespero, os astronautas conseguem manter o coração calmo e a cabeça fria o suficiente para conseguir pegar o manual certo, encontrar aquela situação específica dentro dele e ler o passo a passo que devem seguir. "Tem fumaça?", "de onde ela vem?", "o que queimou?". Juntando as informações, conseguem chegar à conclusão do que aconteceu e resolver o problema, no maior esquema no worries.

Chris HadfieldChris Hadfield ficou famoso por tocar sua viola no espaço para a galera curtir aqui na Terra

Saca só: o estresse deixa o cérebro nebuloso, a ciência já disse (e a gente também já disse, só para registrar), o que significa piores decisões. E tudo o que você não quer fazer num momento ruim é tomar decisões ruins. A gente colocou isso aqui para você pensar nos astronautas enfrentando fogo no meio do espaço da próxima vez em que tiver de fazer gestão de crise.

BTW: tá rolando um monte de post maroto (#FocoForçaeFé) no nosso @thebriefoficial. Já curtiu?

Curtiu o texto? Saiba que isso é só um gostinho do que é publicado diariamente na newsletter do The BRIEF, que traz as principais notícias do mercado de tecnologia pra você, todas as manhãs. É serious, é business, mas com um jeitão bem descontraído (#mozão). Para assinar, é só clicar ali -> aqui