Quem mexeu no meu Subreddit?

"In 2018 Reddit was redesigned. This has made many people very angry.” Se você procurar no Google pelo redesign que o Reddit implementou em sua plataforma este ano, essa é a segunda resposta que o buscador irá mostrar. A opinião, publicada em uma das abas da própria rede social, é de um sujeito que participa de uma comunidade (AKA subreddit) sobre futebol americano e é compartilhada por uma porção de usuários, que fizeram questão de deixar seus respectivos pitacos nos comentários do post. Afinal, esse é o objetivo do site. Mas, pelo jeito, a grande mudança pela qual o Reddit passou nos últimos doze meses não deixou o pessoal angry o suficiente para aprenderem a dizer adeus. Au contraire, mon ami. Enquanto Facebook, Twitter e Google viveram um ano dos infernos, o /r/ está entre as poucas redes sociais que puderam deitar a cabeça tranquilamente no travesseiro e dormir o sono dos justos.

Redditando as regras

Já faz tempo que o crescimento das comunidades do Reddit é tema de estudo. Nos últimos 10 anos, o número delas foi de 10,9 mil para 1,1 milhão. O que é curioso, veja bem. Durante anos, o site não foi lá muito rígido sobre o tipo de conteúdo que poderia ser postado em seus domínios. Assim como outras redes sociais, a empresa chegou a ser acusada de fornecer plataforma para discurso de ódio, vazamento de fotos de celebridades e até mesmo pornografia infantil. Se você acha que é por conta desse lado deep web que o negócio dá certo, é aí que você se engana. No começo de 2017, o Reddit resolveu reagir e passou a reprimir conteúdo extremo, violento ou controverso. Óbvio que posts pesados não pararam de ser disseminados por lá. O próprio fundador da empresa avisou que tem uma visão bem, digamos, liberal a respeito do assunto. Respondendo a um usuário, o CEO Steve Huffman mandou: "no Reddit, a maneira como pensamos é separar as ações das crenças. Isso significa que, no Reddit, haverá pessoas com crenças diferentes das suas. Só quando as ações dos usuários entram em conflito com nossas políticas de conteúdo é que nós entramos na história."

Upvote or die

Em vez de perder público com a alteração, a empresa conseguiu não só ganhar mais acessos, como também mais engajamento. A quantidade de interações feitas no Reddit (leia: comentários, posts ou votos) subiu 22% em 2018, na comparação com o ano passado. Não só isso, como o número de pessoinhas assistindo a essas interações cresceu também: pageviews aumentaram em 30% YoY, batendo os 14 bilhões por mês. Muito desse momento de expansão rolou por conta de uma aposta ~ inovadora ~ da empresa. Ao longo de toda a sua história, o Reddit foi meio que “o” local para se postar fotos e vídeos, mas todo esse conteúdo era abrigado off-server, no YouTube ou Imgur, por exemplo. Foi na metade de 2016 que a empresa passou a hospedar imagens e só no ano passado começou os trabalhos para aceitar vídeos. Resultado: em novembro, os vídeos nativos renderam 1,4 bilhão de visualizações — uma alta de 40% ante outubro. Diariamente, são mais de 400 mil horas assistidas na plataforma.Ok, os números ainda estão longe de chegar perto do YouTube, que bate 3,25 bilhões de horas por mês. Mesmo assim, está bom para uma plataforma que não exibe clipes do Justin Bieber e, para começo de conversa, nunca fez questão de ser hypada entre os jovens.

Os donos do Reddit

Dá para dizer que o principal mérito do Reddit está em manter seus usuários. Como o sujeito do começo dessa nota, a galera que administra ou participa das subreddits é extremamente apegada e cuida do conteúdo postado nelas. E esse combo de 1) deixar o trampo para os users e 2) não banir crenças e, sim, ações, parece funcionar em tempos nos quais Facebook e Twitter são pressionados a deletar contas da alt+ right, por exemplo. Isso porque ambas as redes sociais se colocaram numa posição em que têm de cortar a própria carne, apagando páginas que, querendo ou não, geram engajamento. Tanto o FB quanto o TWTR viram seus usuários darem adeus neste 2018: o primeiro, prevê perder 2,8 milhões de usuários abaixo dos 25 anos, o segundo, registrou menos 9 milhões de MAUs no Q3. Mesmo assim, é polêmico determinar o ponto específico em que posts ou ~crenças~ passam o limite e não deveriam ser espalhadas pelo WWW. Ou seja, a rede social assume esse risco de não ser politicamente correta.

TLDR

Se você já estava com a gente em junho, sabe que não é exatamente uma novidade o engajamento enorme do Reddit. Afinal, estamos falando de um dos sites mais acessados do mundo, com 330 milhões de usuários ativos. A dificuldade fica na forma de fazer dinheiro: a receita este ano com anúncios deve parar na casa dos USD 100 milhões - o que não é lá uma Brastemp. Mas, querendo ou não, o /r/ ganha o mérito de ter sobrevivido inteiro a este tsunami de tretas sociais chamado 2018. Pelo menos até agora.

Reddito cujo: os usuários são reis no Reddit via The Brief