Se você não está incluindo os gamers em sua estratégia de marketing online, chegou a hora de repensar seu posicionamento. De acordo com Kim Thompson, executiva da MediaVest (respeitada agência de publicidade norte-americana), os jogadores compõem um segmento de internautas bastante influentes e consumistas, dispostos a comprar mais produtos do que a maioria dos outros internautas.

Para provar sua tese, Kim utiliza uma recente pesquisa realizada pela Google, que procurava identificar melhor o perfil de consumo dos chamados “YouTube Gamers”. De acordo com a Gigante das Buscas, esse tipo de internauta consome bem mais computadores, smartphones e produtos ou serviços de entretenimento, tais como ingressos para o cinema, álbuns musicais etc. (tanto para si próprio quanto como um presente).

Além disso, 74% dos gamers entrevistados afirmaram que pagariam mais por um produto ou serviço de entretenimento de qualidade premium, 85% fizeram a mesma declaração para dispositivos eletrônicos, e 73% a repetiram a respeito de bebidas e comidas. Ou seja, além de comprar em quantidade e frequência maior do que outros internautas, os jogadores estão dispostos a adquirir itens mais caros caso seus preços se reflitam na qualidade.

Mais do que simples consumidores

O estudo da Google também identificou que os gamers costumam influenciar as pessoas ao seu redor e indicar os produtos/serviços adquiridos – 69% dos entrevistados até mesmo possuíam o hábito de publicar análises online de suas compras. Para Kim, há algumas dicas importantes para alcançar os jogadores online em sua estratégia de marketing.

Primeiramente, é preciso investir pesado em vídeos, já que 40% dos participantes da pesquisa afirmaram terem sido influenciados por aquilo a que assistem online. O YouTube continua sendo a plataforma predileta desse público, então as marcas precisam estar atentas para aumentar sua presença nesse serviço. Por fim, os gamers esperam que você ofereça conteúdos de engajamento online, seja para entretê-los ou para dar informações úteis sobre seus produtos.

Como case de sucesso, Kim relembra uma campanha da Universal Pictures em parceria com o youtuber PewDiePie para divulgar o longa-metragem “As Above, So Below” (ou “Assim na Terra como no Inferno”, no Brasil). O estúdio gamificou a experiência da webcelebridade no set de filmagem, fazendo-o interagir com o cenário e puzzles reais. Como resultado, os dois vídeos que constituíram a campanha somaram 12 milhões de visualizações, 900 mil curtidas e 70 mil comentários.

Você acredita que gamers sejam mais consumistas do que outras pessoas? Comente no Fórum do TecMundo