Se você é estudante de TI (tecnologia da informação), já deve ter se deparado com notícias de que o ‘mar está bom para peixe’, afinal essa é a área que mais contrata, e até 2016, segundo estimativas da Brasscom (Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação), as empresas devem buscar 30% mais profissionais somente no Brasil.

É fato: a crise econômica ainda não chegou ao setor de tecnologia da informação, mas as empresas querem, cada vez mais, profissionais qualificados. A Conquest One, especialista em recrutamento e seleção de profissionais de TI, faz um alerta para você que está começando a carreira: não busque apenas conhecimentos técnicos. Quer saber mais? Confira as dicas do Marcelo Vianna, sócio-diretor da Conquest One:

1. Deixe um legado

O estudante, de maneira geral, está buscando o próprio desenvolvimento profissional. A pesquisa “Empresa do Sonho do Jovem em 2015”, publicada recentemente pela Cia de Talentos, identificou que nos últimos anos esse item está na lista de prioridade dos jovens entre 17 e 26 anos. No entanto, ao entrar para o mercado de trabalho é preciso deixar um legado. Afinal, se a companhia te oferecer possibilidade de inovar, criar e crescer na carreira, o que você pode oferecer em troca? Pense nisso antes de ir a uma entrevista de emprego!

2. Fale inglês fluente

O inglês é básico para a TI, e não é aquele inglês técnico que você aprende na universidade. É o inglês do dia a dia, que vai te permitir participar de uma conference call com profissionais da Índia, dos Estados Unidos, do Reino Unido, compreendendo os diferentes sotaques. O jovem profissional de TI deve entender que a migração para a nuvem é realidade e que as empresas estão se globalizando. O conselho serve inclusive para o profissional sênior que ainda busca muitas certificações. Claro, elas são importantes e devem fazer parte da jornada, mas o inglês não deve ser negligenciado. Então, se você ainda não é fluente, busque cursos focados em conversação ou faça um intercâmbio nas férias.

3. Use redes sociais moderadamente

O uso quase compulsivo do celular e das redes sociais pode afetar, e muito, a sua concentração no trabalho. É preciso ter atenção ao usar os dispositivos móveis no ambiente corporativo. Afinal, ninguém gosta de conversar com uma pessoa que fica o tempo inteiro olhando para a tela do celular e respondendo mensagens no WhatsApp. No trabalho, é preciso saber o momento de deixar o celular de lado. Por isso, antes de abrir a tela do Facebook ou Twitter durante o expediente, procure entender a política da empresa sobre o uso das redes sociais e dispositivos móveis. Outro conselho: cuidado com o que é compartilhado. Postar informações confidenciais da empresa, reclamar do ambiente de trabalho, do salário e do chefe são atitudes antiéticas e causas de demissão em muitas organizações.

4. Comportamento é tão importante quanto conhecimento

Não adianta ser um bom profissional, ter inglês fluente e não ter boas atitudes no trabalho. O ambiente de trabalho é complexo, diverso, e é preciso seguir algumas regras básicas de etiqueta, por exemplo: saber falar com as pessoas; saber pedir; e se comportar em público. Afinal, quem é de TI também precisa se relacionar com outros profissionais no ambiente de trabalho.

5. Comece devagar

Os jovens já começam a sonhar com a liderança, basicamente, no primeiro dia de estágio. Segundo a pesquisa da Cia de Talentos, 67% dos jovens buscam um cargo de liderança. Vá com calma! Em TI, para se tornar um gerente, quiçá um CIO, é preciso tempo, experiência profissional e de vida, por isso desacelere. Antes de sonhar com a cadeira do gestor, entenda o seu perfil profissional. Afinal, nem sempre o profissional de TI tem o perfil para a liderança, e você pode ser um bom executor e ser bem remunerado por isso. Muitas vezes, a necessidade de ocupar cargo estratégico pode fazer a empresa substituir um grande técnico por um péssimo líder.

*Artigo escrito por Marcelo Vianna, sócio-diretor da Conquest One