Criar uma startup é complicado. Mas, se você quer mudar o mundo é melhor ter uma ideia na cabeça e um livro na mão. Afinal de contas, ninguém precisa começar do zero. Dá para aprender com os erros do passado, encontrar inspiração na história de outros empreendedores e até melhorar a apresentação dos seus planos.

Selecionamos cinco livros gratuitos sobre startups e empreendedorismo para ajudar no início da sua vida nesse mundo. E, o melhor, sem precisar de e-mail, assinaturas ou qualquer outro tipo de mimimi. O máximo que você vai precisar fazer é um cadastro (gratuito) na Amazon para ler os livros no seu Kindle. Nada mal, não é mesmo?

1 - Fuja dos mitos

The Garage Myth é uma ótima opção para começar. Só por motivos de: às vezes as pessoas precisam ouvir a real. Nem sempre as histórias de startups de sucesso vão se repetir com o seu negócio. Isso significa que é melhor se preparar e bem do que apenas esperar que seu negócio "de garagem" vire.

Você pode baixar o livro gratuitamente na Amazon, mas é necessário um cadastro e o aplicativo Kindle para ler.

2 - Aprenda com os erros

Falhar em qualquer coisa é um saco. Quando você tem muito esforço e um sonho envolvido, a coisa é ainda pior. Por isso, é importante sacar que o fim pode ser um começo. Ok, estamos parecendo autoajuda de novo, mas dá para aprender com os erros de outras pessoas que passaram pelo mesmo estágio que você. Mais precisamente, com 50 startups diferentes. Esse é o mote de 50 Startup Founders Reveal Why Their Startups Failed.

Você pode baixar o conteúdo (em inglês) aqui e saber mais sobre o projeto aqui.

Erros

3 - Apresentação é tudo

Muita gente derrapa na hora de tornar a apresentação de seu negócio em conteúdo atraente. E, claro, você não precisa ser nenhum Leonardo Da Vinci, mas utilizar infográficos e outros recursos visuais pode ajudar a manter os olhos e mentes atentos ao que você está dizendo. Tudo isso para dizer: baixe Infografe, do Mario Kanno. Com passagens e prêmios por várias das redaçãoes mais respeitadas do país, Kanno faz infografia há quase tanto tempo quanto alguns jovens infografistas têm de vida. Sério.

O livro/manual/guia sobre infográficos, gratuito, você baixa aqui.

4 – Que tal um guia?

Ok, se eu precisasse de um guia, confiaria no que os caras de Harvard dizem. Pelo simples motivo de ser uma das mais importantes instituições do planeta. Esse guia vai te ajudar a resolver questões e problemas que todo jovem empreendedor enfrenta.

Desenvolvido pelo departamento de desenvolvimento tecnológico da Universidade de Harvard, o Startup Guide pode ser baixado aqui.

Kindle ebook

 5 – Não deixe de sonhar (sério)

É importante manter os jovens “famintos”, já dizia Steve Jobs. Nesse caso, o livro Manual para jovens sonhadores da Nathalie Trutmann é um ótimo lugar. Além de contar com uma mensagem bastante positiva, o livro tem ilustrações belíssimas da Emily Chen. Mal não faz, né?

Você pode baixar o livro nesse link aqui.

Tem mais alguma dica de conteúdo legal para compartilhar? Comenta aqui com o nome do livro que você está curtindo ou que te ajudou nessa fase startupeira!

Curtiu o texto? Saiba que isso é só um gostinho do que é publicado diariamente na newsletter do The BRIEF, que traz as principais notícias do mercado de tecnologia pra você, todas as manhãs. É serious, é business, mas com um jeitão bem descontraído (#mozão). Para assinar, é só clicar ali -> aqui